As vantagens do licenciamento pleno são muitas, pois a sua empresa apenas empresta o uso de imagem da sua para uma terceira empresa que vai cuidar de tudo. Desenvolvimento de Produto, investimento em MKT e publicidade, e administração da equipe comercial além obviamente da produção, armazenamento e logística. Entretanto essa modalidade é um pouco mais restritiva porque depende de duas variáveis simples, mas de suma importância:
- Sua marca tem que ter notoriedade o suficiente para atrair a atenção de empresas que tenham o interesse em produzi-la;
- Essa empresa ter uma estrutura completa administrativa, mas principalmente de vendas. Sem essa estrutura de vendas o negócio sequer começa. E é muito comum a existência de ótimas fabricas que produzam ótimos produtos e no tempo, mas que não tenham bem resolvido o “GO TO THE MARKET”
Uma desvantagem que eu destacaria é a absoluta dificuldade de seguir todos os passos do seu licenciado. Para isso é necessário um contrato muito bem amarrado e um sistema que permita você ter online todas as informações. Para ambas a SPPL possui parceiros especializados e reconhecidos.
Um outra vantagem do licenciamento pleno é a marca atingir uma categoria de produtos que eventualmente jamais faria parte do portfólio. Exemplo: Licenciamento de cadernos para marcas de moda.